Quem Somos   Formação   Seminários Clínicos   Serviços   Investigação   Protocolos   Biblioteca   Links   Contactos


Imprimir enviar    

Objectivos


O X Encontro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breve tem por objectivos a confirmação e o reforço da identidade de um modelo de intervenção psicoterapêutica, cuja eficácia, rapidez e consistência interna têm respondido por si ao longo dos últimos anos e o que neste momento exige que se reconheça e se reactualize o significativo tributo Sándor Ferenczi.
Aproximadamente desde 1997 que a SPPB, partindo como metateoria da hermenêutica de Paul Ricoeur, tem desenvolvido, divulgado e investigado o Modelo Integrado de Psicoterapia Breve, que se fundamenta no quadro de referência teórico psicanalítico - como modelo explicativo ou chave hermenêutica – e na perspectiva Fenomenológico Existencial - como método, postura ou explanação do vivido no “domínio” da compreensão do outro.
Na actualidade, comprovada a evolução necessária, reflecte-se sobre dimensões da clínica onde o retorno aos fundamentos psicanalíticos, se constituem como revalidação das contribuições de Ferenczi para esta intervenção psicoterapêutica, no que respeita a importância:

  1. Da relação terapêutica – transferência, contra transferência e co transferência; 
  2. Do significado do vivido nas relações;
  3. Da compreensão terapêutica em detrimento da explicação interpretativa;
  4. Da inovação criada ao conceptualizar a adaptação do terapeuta ao cliente de modo a responder às suas necessidades para a cura;
  5. Da forma como actualiza a teoria da sexualidade ao salientar as fases pré genitais e a possibilidade de intervenção psicoterapêutica nas mesmas;
  6. Das diferenças de linguagem entre o adulto e a criança;
  7. Do interpessoal para além do intrapsíquico no desenvolvimento psicoafectivo e na intervenção psicoterapêutica
A importância, assim, no cuidado com a psicoterapia, a supervisão e a formação teórica dos psicoterapeutas